quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ultracontour -- Um aliado para a redução de medidas


Trata-se de um aparelho inovador, não invasivo, que une duas formas de ultra-som: o HIFU (Ultra-som Focalizado de Alta Intensidade) que rompe somente os adipócitos(células de gordura), não atingindo outras estruturas como vasos, nervos e músculos e o UMD (Ultra-som de multi-drenagem) que destina-se a eliminação dos resíduos de gordura. Tudo em um único aparelho.
Não é um ultra-som comum, se diferencia pela sua alta intensidade e por ser focalizado, sendo assim atinge de forma mais potente as células de gordura.
Os resultados são bem satisfatórios, a perda de medidas ocorre logo após a aplicação, entre 2 a 4cm de diâmetro, e essa redução não se dá por perda de líquidos como em alguns tratamentos em estética, se dá por meio de destruição de gordura. Cada sessão dura em média uma hora e apresenta duas fases: a de dissociação e fluidificação dos triglicerídeos e rotura de adipócitos através do sistema HIFU(Ultra-som focalizado de alta intensidade) e a de eliminação por drenagem linfática dos resíduos de gordura através  de 18 transdutores de UMD(ultra-som de multi-drenagem)..

Ultracontour à efeito de cavitaçãoà adipócitoà mudanças estruturais e funcionais na célulaà rompimento do adipócitoà saída de gordura para o espaço entre as células


A  Segunda fase é de extrema importância pois caso a gordura “quebrada” não seja eliminada pelo sistema linfático, o organismo tende a reaproveitá-la em adipócitos normais após algumas horas
A redução de medidas já acontece após a primeira fase, sendo visível pelo paciente tratado.O ultracontour age primeiro na gordura superficial e depois na profunda. Os resultados podem ser menores em áreas muito extensas, por isso recomenda-se concentrar o tratamento em regiões de maior acúmulo de gordura. Pode acontecer do paciente perder de 1 a 2cm após sessão, ao longo da semana. O tratamento é indolor e não isenta o paciente de realizar suas atividades diárias normais.

Como é a sessão?
1-Delimita-se a área que será tratada, onde será aplicado o gel;
2-Com um transdutor, são dados disparos sobre a gordura;
3-Outros transdutores são posicionados com a função de drenagem da área.

Trata-se até duas regiões por sessão, o intervalo entre as sessões pode ser semanal ou quinzenal. Deve se respeitar esse intervalo, pois a gordura é metabolizada pelo fígado que não pode ser sobrecarregado. O número de sessões irá variar de acordo com o percentual de gordura da área tratada.

Recomendações após as sessões:
1-ingerir bastante líquido nos três dias após a sessão, pelo menos, 2L/dia
2-evitar alimentos gordurosos
3-praticar atividade física

Contra –Indicações
1-Gestantes;
2-doenças sistêmicas descontroladas;
3-história de hepatite prévia;
4-tumores;
5-tromboflebite;
6-hemofilia instável;
7-inflamação, infecção, úlceras;
8-psoríase;
9-marcapasso;
10-implantes de metal como (DIU de cobre) na área a ser tratada.

Opcionalmente pode –se associar o tratamento com sessões de drenagem linfática ou endermoterapia com intuito de acelerar a eliminação de gordura e ajudar na redução de medidas.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Peeling de Diamante (Microdermoabrasão de Diamante)

A  partir do momento em que nascemos já começa o processo de envelhecimento, as alterações vão surgindo e felizmente somente na fase de nossa adolescência com o grande "boom" hormonal, o aparecimento das acnes, aumento de oleosidade, e na fase adulta que começamos a pensar em tratamentos de pele. Por isso existem inúmeras formas de tratamento com a finalidade de eliminar ou amenizar alterações presentes no envelhecimento, entre elas, a Microdermoabrasão de Diamante ou popularmente conhecida como Peeling de Diamante. Considerado um método de tratamento cutâneo, no qual ocorre uma microdermoabrasão(lixamento/esfoliação) superficial da pele através de uma ponteira diamantada conectada a um aparelho de vácuo(realiza sucção) que ao deslizar sobre a pele vai provocando a esfoliação. A gramatura da ponteira assim como a pressão de sucção pré-definida pelo profissional irá determinar a intensidade do Peeling. 


É um procedimento amplamente utilizado principalmente pela sua simplicidade e rápida recuperação, pois o método é considerado indolor, não provoca descamação, e não deixa a pele marcada após o procedimento. As sessões podem ser feitas quinzenal ou mensalmente, o número de sessões necessárias é determinado pelo profissional após avaliação da pele a ser tratada, vale ressaltar que é preciso no mínimo 5 sessões visto que é um procedimento superficial. É de extrema importância que o paciente não tenha exposição solar durante o tratamento e pelo menos 3 meses depois.
Nos Estados Unidos, a microdermoabrasão é utilizada para renovar e rejuvenescer peles danificadas com a explicação de que ocorre uma melhora gradual da pele danificada por incentivo da proliferação de fibroblastos e produção de colágeno levando a uma nova deposição de colágeno na derme (SHPALL et al. 2004)
Alguns resultados: 
1.Reduz rugas finas;
2.Ameniza cicatrizes;
3.Clareia a pele; 
4.Reduz poros dilatados;
5.Remove células mortas e impurezas;
6.Melhora a textura e o brilho da pele;
7.Reduz Oleosidade;
8.Estimula a procução de colágeno;
9.Melhora a elasticidade da pele.

 Sendo assim, a pele tratada apresentará um aspecto mais jovem, uniforme e saudável.

Um pouco de história….
A microdermoabrasão se tornou uma das mais populares formas de desgaste superficial da pele, esta técnica foi desenvolvida pela primeira vez na Itália, em 1985 e posteriormente multiplicou-se, e se tornou disponível em toda a Europa (GRIMES, 2005).

Referências:
BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-funcional: modalidades
terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo:
Phorte, 2006.
SHPALL, Rebeca B.S. et al. Microdermabrasion: A
Review. Facial Plastic Surgery. New York, v. 20, 2004. p. 47-
50.
GRIMES, Pearl E.. Microdermabrasion. Dermatologic
Surgery. United States, v. 31, set. 2005; p. 1160 - 1165.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eletrolipólise ou Eletrolipoforese



Fisioterapia Dermato-Funcional abrange uma série de técnicas com bases científicas objetivando a melhora e a restauração da funcionalidade do sistema tegumentar e linfático.

A eletrolipólise ou eletrolipoforese é umas destas técnicas. Destina-se principalmente a redução de adiposidades(gorduras) localizadas. Sendo assim vale ressaltar que a adiposidade localizada acomete um grande número de mulheres, principalmente após a adolescência, e que muitas vezes essa situação é acompanhada por problemas psicossociais por estarem fora do padrão de beleza.
A eletrolipólise resulta em lipólise pois estimula a ação do sistema nervoso autônomo simpático. A partir daí, ocorre a liberação de catecolaminas. Estas ativam receptores adrenérgicos levando a liberação de adenilatociclase com consequente conversão intracelular de ATP em AMP cíclico acontecedo então a tão esperada lipólise!!!
Logo os principais objetivos da eletrolipoforese são: Lipólise, Melhora da circulação sanguínea e linfática, e otimização do metabolismo.

Como seria uma sessão de eletrolipólise?
A técnica consiste em aplicar através de agulhas muito finas (agulhas de acupuntura) corrente elétrica de baixa frequência (em torno de 25Hz) na pele. A intensidade da corrente aumentará de acordo com a sensibilidade do paciente, vale ressaltar que a sensação não é agradável, visto que a intensidade sempre será muito incômoda e sempre que houver acomodação a mesma será aumentada até que termine o tempo de tratamento que pode variar de 30 a 50 minutos.  As sessões podem ser semanais com intervalos mínimos de 2 dias de uma sessão para a outra. É sugerido no mínimo uma sessão por semana. Os resultados são visíveis a partir da sexta sessão e principalmente quando o tratamento está associado a atividade física,controle hormonal e  alimentação adequada.
A importância do trabalho aeróbico está na otimização da lipólise tecidual e do sistema circulatório, aumentando a atividade celular e com isso a excreção de metabólitos celulares.




Fonte: 
Guirro, E., Fisioterapia Dermato-Funcional,
editora Manole, 3ª ed., 2004, São Paulo;
N’Guyen, D., Traitement de l’ hydrolipodystrophie(cellulite) trochanterienne et fessiere par acupunture et electrostimulation, Meridiens, nº 78, 1987, pp 11-21;
Dresch, P. e Carvalho, T., Aplicação da Técnica de Eletrolipólise Utilizando Acupontos, trabalho de conclusão de curso; 


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nutricosméticos : produtos de beleza interna






"Somos o que comemos" já dizia Hipócrates desde os primórdios...


Sendo assim uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas e minerais antioxidantes somada a ingesta adequada de água (pelo menos 1,5 l /dia), prática de atividade física regular e boas horas de sono podem prevenir e reverter os danos causados pelo tempo, melhorando assim a qualidade da pele, cabelos e unhas. 
Com uma nomenclatura nova e extremamente atrativa os Nutricosméticos chegam com força total e tem contribuído de forma positiva em tratamentos estéticos, não são cosméticos mas também não são considerados como medicamentos pela Anvisa, são suplementos dietéticos com funções cosméticas. Podem ser encontrados sob a forma de pílulas, líquidos e lanches.

São produtos que incorporam ingredientes nutracêuticos em sistemas de liberação tópica, ou seja, quando ingeridos possuem efeito preventivo ou reativo na pele, unhas e cabelos. Ainda assim o seu objetivo não é substituir os cosméticos tópicos, cuja a aplicação in situ propicia um efeito imediato e insubstituível, mas sim favorecer de uma forma global com a melhora da saúde cutânea.
Na realidade os efeitos são obtidos após  tratamento com duração de um a três meses.
Os nutricosméticos podem conter substâncias como a biotina, niacina, ácidos graxos, ômega 3, romã, chá verde, selênio, zinco, silício, vitaminas C e E, coenzima Q, ácido lipóico.

"1. Vitamina E: um potente antioxidante liposolúvel
  2. Vitamina C: o ácido ascórbico ou os seus sais, os ascorbatos, são os maiores    antioxidantes de fase aquosa, que sequestram radicais peroxila antes que eles possam desencadear a peroxidação lipídica.
 3. Coenzima Q: um suplemento alimentar ainda pouco popular em produtos cosméticos devido ao seu custo elevado.
 4. Licopeno: o maior representante dos carotenóides tem maior potencial antioxidante que o beta-caroteno (e pode ser responsável por muitos dos efeitos cardiovasculares atribuídos a ele).
  5. Flavonóides: antioxidantes polifenóis naturalmente presentes em vegetais, frutas, vinho tinto e chás, aos quais promove cor, textura e sabor. Os grupos mais importantes de flavonóides são antrocianinas, flavonols, flavonas, catequinas e flavanonas. Essas substâncias também atuam inibindo a peroxidação lipídica.
 6. Arginina: exerce sua ação benéfica via metabolismo do óxido nítrico, um potente vasodilatador, por meio das óxido nítrico sintetases.
(texto escrito por Gustavo que  é Farmacêutico e encontra-se abaixo o seu perfil:  (http://www.blogger.com/profile/08470810657629490940).)





Já existem muitos produtos disponíveis no mercado objetivando desde o  clareamento cutâneo, a proteção contra os fatores de estresse ambientais, degradação de lipídios, regeneração e rejuvenescimento da pele e cabelos.
     
 






terça-feira, 5 de outubro de 2010

ENDERMOTERAPIA

A Endermoterapia é um procedimento muito utilizado na Fisioterapia Dermato-Funcional para diversos tratamentos estéticos, como por exemplo: FEG (celulite), redistribuição de gordura localizada, pré e pós-cirúrgico, e outros.
Através de sua pressão negativa (Vácuo), realiza uma sucção na pele que resulta em uma massagem profunda pois atinge pele, camada adiposa(gordura) e musculatura, estimulando a vascularização (melhora circulatória), e eliminação de toxinas (drenagem linfática).
                                                        


A história...
Um engenheiro francês chamado Louis Paul Guitay, em 1970 foi o pioneiro, desenvolveu a endermoterapia com o intuito de desenvolver uma técnica que diminuísse cicatrizes oriundas de acidentes de carro. Criou então um aparelho portátil com um cabeçote massageador, que, aplicado sobre a área a ser tratada, fazia sucções intermitentes e rolamentos simultâneos sobre o tecido subjacente.

Congresso Internacional de Fisioterapia


V Congresso Internacional de Fisioterapia- Fortaleza 2010

Gostaria de me desculpar pela ausência, e comunicar que trouxe muitas novidades para postar para todos vocês. A foto acima foi o trabalho que apresentei no Congresso, sobre a aplicação da terapia a vácuo, ou endermoterapia na redistribuição de gorduras localizadas. Gente funciona!!!! Por isso que o próximo post será sobre ENDERMOTERAPIA!

Um forte abraço em todos!