domingo, 15 de agosto de 2010

O toque

Ai.... como seria a vida de um Fisioterapeuta sem suas mãos. Creio que a resposta mais certa seria: não existiria. Pois todo o encanto desta linda profissão está no significado que o toque tem em cada um que é tocado. Nas recuperações alcançadas através dele.
É muito mais que simplesmente imaginamos...Pesquisadores da Academia Sahlgrenska fizeram testes em um grupo de pessoas saudáveis usando uma técnica chamada microneurografia. Os testes mostraram que os sinais do toque na pele das mãos têm uma rota direta para o cérebro, ajudando desta forma a aliviar a dor. Os resultados foram publicados na revista Nature Neuroscience. 
Carinho é mais forte que a dor

"Basicamente, os sinais que dizem ao cérebro que nós estamos sendo tocados têm sua própria rota direta para o cérebro e não são bloqueados mesmo se o cérebro está recebendo impulsos de dor da mesma área," conta Line Löken, um dos participantes da pesquisa.
"De fato, o que acontece é o oposto - os impulsos do toque são capazes de anular os impulsos de dor," acrescenta o pesquisador.
Ou seja as mãos não são somente um instrumento avaliador....são curadores também. 
Podemos constatar que o carinho cura, alivia, aconchega... é de graça e qualquer um pode doar um pouco.





Um comentário:

  1. Oi Cris, amei teu Blog!

    O toque realmente é tudo. E o que seria de nós sem ele?

    Querida estou super feliz por você.

    Muito sucesso na nova empreitada!

    Bjs com muito carinho!

    ResponderExcluir