quinta-feira, 13 de outubro de 2011

13 de outubro- Dia do Fisioterapeuta

Eu-Professora Patrícia Mentges- Alessandro Sena
Hoje é o dia do Fisioterapeuta e resolvi contar um pouco da minha história. Aos 17 anos e faltando apenas alguns meses para completar 18 anos, me vi sentada em meio a quase 30 alunos de um curso superior de Engenharia de Telecomunicações. Cheia de expectativas para aquela nova fase eu iniciei com todo o gás o curso.  Mas ao completar um mês, já me perguntava: "será que é isso que eu quero para o resto de minha vida?".
Confesso que eu ficava admirando aqueles alunos que passavam por mim vestidos de branco, com seus respectivos jalecos e apesar de imaginar e sentir que era aquilo que eu queria tentei continuar seguindo o caminho já escolhido.
Cada dia eu arrumava um motivo para não ir, não fazer os 100 exercícios de cálculo I....foi então que eu sofri um acidente na faculdade e machuquei sério meu joelho.
Fui parar num Centro Ortopédico desses da vida.... apesar de não ter tido nem metade do atendimento que eu presto, aquilo já me bastou para definir o que seria de minha vida dali para frente.
Primeiras aulas: anatomia, biologia, bioquímica, biofísica... Primeiros amigos: Kathia Phyrro, Alessandro Sena...Me apaixonei pelo ser humano de vez... por dentro e por fora.
Mas como nem tudo são flores, mesmo achando que havia encontrado o caminho, me descabelei até o 6° período, achei que era melhor desistir do curso, achava que faltava algo.
Graças a Deus  eu fui em frente, pois foram durante as aulas de Cinesioterapia com o Professor Marcos Cardia, Anatomia Palpatória com a professora Patrícia Ítalo e Recursos Terapêuticos Manuais com o Professor Henrique Baumgarth que reabasteci meus ânimos e pude sentir de verdade a Fisioterapia pulsando em minhas veias, foi quando vi que os tratamentos funcionavam!
E desde que me formei, posso dizer que Fisioterapia é mais do que  tratar dores, reajustar articulações,  restaurar tecidos, cuidar da estética, "colocar para andar"... Fisioterapia para mim é olhar nos olhos, e tocar e sentir o toque, é saber ouvir mesmo quando o paciente não consegue externalizar por palavras o que sente. Fisioterapia para mim é acreditar que tudo depende de um primeiro passo... que o mérito dos tratamentos não é só nosso,  apenas ajudamos nossos pacientes a encontrarem a sua cura.
Fisioterapia é compartilhar informações com o intuito de crescer e ajudar.
E é por esses motivos e muitos outros  que eu tenho orgulho de comemorar e dizer que sou Fisioterapeuta sim!

Parabéns a todos os Fisioterapeutas!!!!

Um comentário:

  1. Minha querida, só hoje vi esse lindo post!
    Muito obrigada pelas lindas palavras e fico muito feliz por saber qe participei um pouco dessa sua alegria, dessa sua acertada decisão de ser fisioterapeuta.
    Tenho certeza que esse é só o início de uma belíssima jornada e que muito sucesso virá por aí!!!
    Beijos

    ResponderExcluir