sábado, 15 de outubro de 2011

Massagem Modeladora

Escolhi escrever sobre massagem porque no meu dia a dia, sempre ouço alguém dizer:" estou com muita dor, preciso de uma massagem" ou " estou gorda, preciso de uma massagem para emagrecer" e por último "estou muito estressada, preciso de uma massagem para relaxar".
A massagem é uma  das formas de terapia mais antigas e muito eficiente quando utilizada corretamente, ou seja, dependendo da velocidade e da pressão das mãos ela terá objetivos diversos: relaxante, terapêutica, estimulante e modeladora. Dito isso, no tópico de hoje falarei sobre a Massagem Modeladora.

O que é a Massagem Modeladora?
É o conjunto de manobras vigorosas de ritmo contínuo e rápido, que envolve deslizamentos, amassamentos, pinçamentos, rolamentos, fricção, compressão e a manobra da "roda gigante" com finalidade estética. Apesar da grande variedade de massagens com fins estéticos, todas tem a mesma base terapêutica; o que muda é apenas o tipo de equipamento ou cosmético utilizado. É possível citar como exemplos a massagem turbinada ( a partir da utilização do rolo com ventosas como mostrado na foto abaixo), massagem a vácuo ( massagem associada a endermoterapia) e lipomanual (através de manobras  vigorosas).
 Fonte Própria
Para que serve?

  • redistribuir gordura localizada auxiliando na modelagem corporal;
  • combater a celulite;
  • melhorar a motricidade do intestino;
  • melhorar a oxigenação das células;
  • melhorar a desintoxicação do tecido intersticial e 
  • melhorar aspecto da pele.

Massagem Modeladora X Emagrecimento
A prática continua e regular de massagem modeladora leva desde a melhora da motilidade do intestino, oxigenação tecidual e do aspecto da celulite até a modelagem corporal, porém muitas pessoas associam a massagem modeladora ao emagrecimento e esta idéia somente se torna uma verdade a partir do momento em que a paciente concomitantemente a massagem realiza uma alimentação adequada e atividade física. Logo, o emagrecimento ocorrerá devido a atividade física + alimentação e a massagem somente servirá para "esculpir" os contornos corporais.

Massagem Modeladora X Angiogênese
A pressão realizada pelas mãos do Terapeuta não pode ser muito forte para não provocar equimoses(manchas roxas) com consequente formação de pequenos vasinhos na região tratada. Quando realizada com a pressão ideal é nítida a melhora do tecido por incrementar oxigenação local e também pela pequena esfolicação causada pelo atrito entre região tratada e mãos do terapeuta,  logo a pele fica mais bonita e viçosa.

Para quem é indicado?
Pessoas com:

  • circulação de retorno comprometida;
  • gordura localizada (para modelar) e
  • FEG ou Celulite.

Contra-Indicações:
  • TVP (trombose venosa profunda);
  • Hipertensão arterial sistêmica não controlada;
  • marcapasso; 
  • cardiopatias;
  • Febre;
  • Infeccções em geral;
  • Sarcomas e Linfomas;
  • Insuficiência Renal;
  • gestantes;
  • Erupções na pele ou qualquer tipo de ferimento e
  • diabéticos descompensados.
Material Utilizado
veículo deslizante ideal para ser utilizado neste tratamento é aquele que não seca, ou melhor, não é totalmente absorvido permitindo um deslizamento contínuo sem tanta fricção com a pele. O produto escolhido pode conter em sua fórmula ativos que atuem no descongestionamento do tecido, na melhora da  firmeza da pele como tensine, DMAE, fosfatidilcolina,castanha da índia, fucus, cafeína, centella asiática e chá verde.
Alguns tipos de Cosméticos:
Cosméticos Hiperêmicos: ativam a circulação local, geram hiperemia ( região fica avermelhada) ativando o metabolismo melhorando a oxigenação. Exemplo: fosfatidilcolina.
Cosméticos Crioterápicos: estes cosméticos esfriam o local com intuito de reduzir a temperatura de células adiposas para que através de um estímulo hipotalâmico ocorra o aumento do metabolismo dentro dos adipócitos para ajudar a dissolver os lipídeos. Exemplo: mentol, cânfora.
Cosméticos Tensoativos: Atuam na tonificação/firmeza da pele, provocam o "efeito cinderela". Exemplo: DMAE, Raffermine, Tensine.
Gesso Lipolítico: atadura gessada que possui em sua composição cavalinha, castanha da índia, centella asiática, cafeína, fucus e outros.  

Massagem Modeladora X Drenagem Linfática Manual  
Os movimentos podem ser realizados no sentido da circulação Linfática para facilitar a drenagem dos resíduos da massagem.Gostaria de esclarecer que massagem não é drenagem e caso queiram drenar também o façam depois da massagem, nunca antes. Lembrando sempre que a drenagem é caracterizada por mobilização de líquidos corporais e não utiliza óleos e cremes sendo bem mais superficial que a massagem. Já a massagem modeladora visa a mobilização do tecido gorduroso para modelar contornos corporais e requer a utilização de veículo deslizante.

Fique Atenta!
Certifique se que a sua paciente não tem fragilidade capilar ( fica "roxa" com facilidade) pois o intuito da massagem é apenas desintoxicar, modelar, portanto, deixar a paciente repleta de equimoses(manchas roxas) significará que a pressão utilizada não foi adequada.
É sempre bom associar a massagem com atividade física, reeducação alimentar e ingesta hídrica de pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia.
Alterações posturais podem gerar acúmulo de adiposidades localizadas em regiões específicas como culotes ( coxa em valgo por exemplo), aumento da cifose torácica associado a anteriorização de cabeça ( formam um coxim de gordura localizado entre C7-T2) dentre outras, portanto nesse caso a massagem terá de ser associada a correção postural para que a paciente possa sentir de fato os resultados.

Mitos sobre a massagem modeladora:

  • equimoses (manchas roxas) significam que ocorreu uma lipólise.  Isso acontece devido a lesão de vasos sanguíneos e linfáticos e irá prejudicar seu tratamento.
  • quanto mais dor sentir e mais forte for, melhores serão os resultados . Nunca caiam nessa, pois uma pressão acentuada nas mãos pode levar ao quadro citado acima;
  • a massagem modeladora leva a redução de peso corpóreo;
  • a massagem é o mesmo que drenagem e por aí vai...
Algumas manobras da Massagem Modeladora:

Fonte Própria: deslizamento superficial
Fonte Própria: deslizamento com punho cerrado
Fonte Própria: amassamento

Resultados
Quando a paciente consegue realizar o tratamento sem interrupções e associa a uma boa alimentação e atividade física os resultados são bem animadores apesar de ser a longo prazo. 
______________________________________________________


Entrevista sobre massagem modeladora

Paciente:R.R,RJ.
A seguir postei uma entrevista sobre modelagem corporal com uma paciente minha.


1 - O que te fez buscar fazer a massagem 
modeladora?
Estava insatisfeita com meu corpo,  principalmente com o abdômem.  Havia flacidez somada à gordura localizada.  
Após a avaliação da Dra. Cristiane, decidimos trabalhar também coxas e costas e mais recentemente braços.


2 - Há quanto tempo realiza o tratamento? Qual a frequência?
                                 Há quase 3 anos.
                                 No início 2 vezes por semana, e no último ano 1 vez.


3 - Você realiza uma alimentação balanceada e exercícios?

Minha alimentação é bastante saudável, com legumes, frutas, peixes, frango, produtos integrais e praticamente zero de gordura.
Faço pilates 2 vezes por semana (nem sempre consigo ir nas duas aulas) e procuro caminhar no mínimo 3 vezes por semana.  


4 - Quando começou a sentir as diferenças proporcionadas pela massagem?
Foi gradual.  A cada sessão notava os benefícios.  Com o passar dos meses, notei a cintura mais definida, perna torneada e as costas livres daquelas dobras.


5 - Na sua opinião quais são os efeitos da massagem? (em você , se vc se sente melhor quando faz a massagem)

É incontestável!  A pele do corpo fica mais sedosa, livre das toxinas que são liberadas pelo tratamento.  Como meu corpo responde bem ao tratamento, “ele” fica pedindo, caso haja alguma interrupção.   


6 - Deixe um depoimento sobre a sua experiência com o tratamento, se você recomenda para outras pessoas, enfim, deixe algumas palavras:

A massagem se tornou parte integrante de minha vida. É como uma terapia. Não a dispenso! Me traz relaxamento, um bem estar enorme.

Além do trabalho de modelagem e drenagem, me dá a sensação de que “organiza”, coloca tudo no lugar.   

Altamente recomendada!!!





Um comentário: