terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eletrolipólise ou Eletrolipoforese



Fisioterapia Dermato-Funcional abrange uma série de técnicas com bases científicas objetivando a melhora e a restauração da funcionalidade do sistema tegumentar e linfático.

A eletrolipólise ou eletrolipoforese é umas destas técnicas. Destina-se principalmente a redução de adiposidades(gorduras) localizadas. Sendo assim vale ressaltar que a adiposidade localizada acomete um grande número de mulheres, principalmente após a adolescência, e que muitas vezes essa situação é acompanhada por problemas psicossociais por estarem fora do padrão de beleza.
A eletrolipólise resulta em lipólise pois estimula a ação do sistema nervoso autônomo simpático. A partir daí, ocorre a liberação de catecolaminas. Estas ativam receptores adrenérgicos levando a liberação de adenilatociclase com consequente conversão intracelular de ATP em AMP cíclico acontecedo então a tão esperada lipólise!!!
Logo os principais objetivos da eletrolipoforese são: Lipólise, Melhora da circulação sanguínea e linfática, e otimização do metabolismo.

Como seria uma sessão de eletrolipólise?
A técnica consiste em aplicar através de agulhas muito finas (agulhas de acupuntura) corrente elétrica de baixa frequência (em torno de 25Hz) na pele. A intensidade da corrente aumentará de acordo com a sensibilidade do paciente, vale ressaltar que a sensação não é agradável, visto que a intensidade sempre será muito incômoda e sempre que houver acomodação a mesma será aumentada até que termine o tempo de tratamento que pode variar de 30 a 50 minutos.  As sessões podem ser semanais com intervalos mínimos de 2 dias de uma sessão para a outra. É sugerido no mínimo uma sessão por semana. Os resultados são visíveis a partir da sexta sessão e principalmente quando o tratamento está associado a atividade física,controle hormonal e  alimentação adequada.
A importância do trabalho aeróbico está na otimização da lipólise tecidual e do sistema circulatório, aumentando a atividade celular e com isso a excreção de metabólitos celulares.




Fonte: 
Guirro, E., Fisioterapia Dermato-Funcional,
editora Manole, 3ª ed., 2004, São Paulo;
N’Guyen, D., Traitement de l’ hydrolipodystrophie(cellulite) trochanterienne et fessiere par acupunture et electrostimulation, Meridiens, nº 78, 1987, pp 11-21;
Dresch, P. e Carvalho, T., Aplicação da Técnica de Eletrolipólise Utilizando Acupontos, trabalho de conclusão de curso; 


2 comentários:

  1. Parabéns Cris!
    Voce está divulgando a Fisioterapia Dermato-Funcional pelo melhor caminho: a informação.
    Assim voce ajuda a Fisioterapia a alcançar seu devido lugar.
    Determinação, amor, dedicação e seriedade.
    O Blog está muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adora esse tratamento!!!!!!!!!bjos, Cris

    ResponderExcluir