segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nutricosméticos : produtos de beleza interna






"Somos o que comemos" já dizia Hipócrates desde os primórdios...


Sendo assim uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas e minerais antioxidantes somada a ingesta adequada de água (pelo menos 1,5 l /dia), prática de atividade física regular e boas horas de sono podem prevenir e reverter os danos causados pelo tempo, melhorando assim a qualidade da pele, cabelos e unhas. 
Com uma nomenclatura nova e extremamente atrativa os Nutricosméticos chegam com força total e tem contribuído de forma positiva em tratamentos estéticos, não são cosméticos mas também não são considerados como medicamentos pela Anvisa, são suplementos dietéticos com funções cosméticas. Podem ser encontrados sob a forma de pílulas, líquidos e lanches.

São produtos que incorporam ingredientes nutracêuticos em sistemas de liberação tópica, ou seja, quando ingeridos possuem efeito preventivo ou reativo na pele, unhas e cabelos. Ainda assim o seu objetivo não é substituir os cosméticos tópicos, cuja a aplicação in situ propicia um efeito imediato e insubstituível, mas sim favorecer de uma forma global com a melhora da saúde cutânea.
Na realidade os efeitos são obtidos após  tratamento com duração de um a três meses.
Os nutricosméticos podem conter substâncias como a biotina, niacina, ácidos graxos, ômega 3, romã, chá verde, selênio, zinco, silício, vitaminas C e E, coenzima Q, ácido lipóico.

"1. Vitamina E: um potente antioxidante liposolúvel
  2. Vitamina C: o ácido ascórbico ou os seus sais, os ascorbatos, são os maiores    antioxidantes de fase aquosa, que sequestram radicais peroxila antes que eles possam desencadear a peroxidação lipídica.
 3. Coenzima Q: um suplemento alimentar ainda pouco popular em produtos cosméticos devido ao seu custo elevado.
 4. Licopeno: o maior representante dos carotenóides tem maior potencial antioxidante que o beta-caroteno (e pode ser responsável por muitos dos efeitos cardiovasculares atribuídos a ele).
  5. Flavonóides: antioxidantes polifenóis naturalmente presentes em vegetais, frutas, vinho tinto e chás, aos quais promove cor, textura e sabor. Os grupos mais importantes de flavonóides são antrocianinas, flavonols, flavonas, catequinas e flavanonas. Essas substâncias também atuam inibindo a peroxidação lipídica.
 6. Arginina: exerce sua ação benéfica via metabolismo do óxido nítrico, um potente vasodilatador, por meio das óxido nítrico sintetases.
(texto escrito por Gustavo que  é Farmacêutico e encontra-se abaixo o seu perfil:  (http://www.blogger.com/profile/08470810657629490940).)





Já existem muitos produtos disponíveis no mercado objetivando desde o  clareamento cutâneo, a proteção contra os fatores de estresse ambientais, degradação de lipídios, regeneração e rejuvenescimento da pele e cabelos.
     
 






Um comentário:

  1. Cristiane,

    muito obrigado pela citação.

    Quem se interessar pelo post completo sobre Nutricosméticos pode visitar meu site: http://www.cosmeticaemfoco.com.br

    ResponderExcluir